Secretaria da Saúde vai divulgar tamanho da fila do SUS em Porto Alegre na internet

A SMS (Secretaria Municipal de Saúde) de Porto Alegre vai publicar em seu site, todos os meses, os dados sobre a fila de espera por consultas com médicos especialistas na Capital. O objetivo da medida é dar transparência sobre o tamanho da fila do SUS (Sistema Único de Saúde) e prestar esclarecimentos aos porto-alegrenses.

São cerca de 90 mil consultas para agendamento na rede de saúde de Porto Alegre, com casos de pacientes que estão esperando há quatro anos. Os números são do final de dezembro de 2016 e mostram que, entre as 178 especialidades e subespecialidades ofertadas, apenas 43 (24%) delas tem uma situação adequada, com tempo de espera para consulta inferior a 30 dias.

Segundo o secretário de Saúde de Porto Alegre, Erno Harzheim, neste primeiro momento serão disponibilizados os dados abertos com o número de consultas na fila por cada especialidade. “Nossa ideia de futuro é poder informar cada um dos pacientes em que posição eles se encontram na fila. Isso será possível assim que tivermos nossos sistemas de informação integrados. Isso é humanizar o atendimento sem criar falsas expectativas”, afirma.

A situação reconhecidamente mais grave inclui as 41 especialidades que apresentam fila significativa. Destacam-se, com maior número de usuários aguardando consulta, conforme dados de dezembro de 2016: cirurgia geral adulto (7.535 usuários), ortopedia geral adulto (7.283 usuários), neurologia adulto (6.732 usuários), oftalmologia adulto (6.287 usuários), dermatologia adulto (5.673 usuários) e proctologia adulto (4.361 usuários).

A pessoa que está aguardando há mais tempo teve seu encaminhamento realizado pelo seu médico de atenção primária em janeiro de 2013, ou seja, há quatro anos. “Este cenário é motivo de preocupação porque há tendência de crescimento, uma vez que a demanda é sistematicamente maior do que a oferta de novas consultas”, declara Harzheim.

Entre as especialidades que não possuem fila de espera estão endocrinologia adulto, genética médica, ginecologia (mama) e infectologia adulto (HIV).  A lista de espera com os dados completos será disponibilizada no site da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. Os cidadãos vão poder acompanhar mensalmente a evolução do trabalho sobre este problema.