Dois homens morrem e outro fica ferido na explosão de granada em Lajeado

A detonação do explosivo ocorreu por volta da 1h em uma residência da rua Marechal Deodoro, no Centro, que pertence a um detento do semiaberto.

Dois homens foram mortos na explosão de uma granada dentro uma casa, em Lajeado, no Vale do Taquari, na madrugada desta segunda-feira (9). A detonação do explosivo ocorreu por volta da 1h, em uma residência da rua Marechal Deodoro, no Centro. A casa pertence a um detento do regime semiaberto.

Conforme a polícia, morreram Alessandro Ribeiro, de 17 anos, e Ethierry Roberto do Couto, de 21. Os dois seriam seguranças do detento, que possui vários antecedentes criminais. A moradia tem, na sua entrada, chapas de ferro, que foram atingidas por diversos disparos de arma de fogo. A porta de ferro da garagem foi derrubada com uso de um veículo. A granada, de uso exclusivo do Exército, foi jogada para dentro da casa através de uma janela.

O alvo do ataque, Cristiano Mateus Soares, de 39 anos, ficou apenas ferido na explosão do artefato. Ele sofreu ferimentos na perna devido aos estilhaços e foi preso. Soares teria sido alvo de outros quatro atentados.

Na casa, foram apreendidas 11 munições calibre 9 mm, uma espingarda calibre 12 com registro de furto, um estojo calibre 12, 11 estojos calibre 9 mm, um colete à prova de balas, 24,6 gramas de maconha e nove munições calibre 12.