93% da população vê Segurança Pública como “ruim” ou “péssima” em Porto Alegre

93% da população de Porto Alegre considera a Segurança Pública na cidade como “ruim” ou “péssima”. O dado é um dos resultados da pesquisa “Raio X do Caos da Segurança Pública em Porto Alegre”, encomendada pela ASOFBM (Associação dos Oficiais da Brigada Militar) e divulgada nesta terça-feira (13).

Entre os entrevistados, o percentual dos que responderam “péssima” chega a 68,8%. O estudo foi feito com 400 pessoas, de 66 bairros de Porto Alegre e de todas as classes sociais, entre os dias 25 de outubro e 3 de novembro.

A maioria dos entrevistados (96,8%) informou que a sensação de insegurança aumentou nos últimos dois anos, durante a gestão do governador José Ivo Sartori (PMDB). O levantamento ainda mostra que 71,8% dos porto-alegrenses já sofreram violência ou tiveram um familiar vítima. A maioria dos casos envolve assalto ou tentativa de assalto.

A sensação de insegurança fez com que 83,5% dos moradores de Porto Alegre mudassem hábitos devido à violência, modificando o comportamento diário. Como resposta,  34,7% destes moradores disseram evitar sair de casa à noite e, quando possível, não levam itens pessoais como bolsa, carteira e celular.

A violência urbana também faz com que 71,1% dos habitantes da Capital gaúcha pensem quase sempre que podem ser assaltados. Para 60%, a possibilidade de ser assassinado é iminente.

Dentro do transporte coletivo – principalmente nos ônibus – a insegurança é uma realidade. Desde as paradas de ônibus, 83% dos entrevistados disseram que não se sentem seguros enquanto esperam pelo transporte. Dentro dos veículos, a sensação permanece igual para a maioria.

Sobre os entes que podem ser considerados culpados pelo aumento da violência. Em pergunta estimulada, 74% dos entrevistados entendem que o governo estadual é o responsável e 61,8% responderam que o Judiciário é culpado, por conta da liberação de criminosos após a prisão. Quando questionados sobre alternativas para diminuir a violência, a maioria citou o endurecimento da legislação criminal, mas a pena de morte também foi lembrada.

A pesquisa realizada pelo Segmento Pesquisas será encaminhada pela Associação dos Oficiais da Brigada Militar aos órgãos competentes – Brigada Militar, Ministério Público, Polícia Civil e SSP (Secretaria da Segurança Pública).

Avaliação do Governo Sartori

Os entrevistados também foram questionados sobre como avaliam o governo José Ivo Sartori. O político está no Palácio Piratini desde 1º de janeiro de 2015. Para 79,3% dos entrevistados, a gestão do peemedebista é ruim ou péssima. As medidas tomadas na área da Segurança Pública são reprovadas por 87,8% da população, segundo a pesquisa.