Trincheira da Ceará ficará pronta em novembro, promete Prefeitura

A construção da passagem subterrânea começou em janeiro de 2013, com o isolamento do local. Prevista para a Copa, três anos e meio depois obra não ficou pronta.

O prefeito José Fortunati (PDT) prometeu hoje que a obra da Trincheira da Ceará ficará pronta até novembro. A construção da passagem subterrânea começou em janeiro de 2013, com o isolamento do local.

Prevista para a Copa do Mundo, três anos e meio depois do início das obras, a trincheira está com 89,2% dos trabalhos concluídos. O custo da obra será de R$ 32 milhões para uma extensão de 300 metros.

“Até o final de novembro ela será entregue, melhorando e muito a fluidez no trânsito e a segurança do pedestre que anda por aqui”, disse Fortunati. Ao contrário da trincheira da Anita Garibaldi, que pode ser entregue antes da conclusão total para liberar o trânsito, as obras da Ceará, disse o prefeito, necessitam da conclusão total. Isso porque no local várias vias no entorno serão adaptadas, assim como toda a sinalização, para o fluxo de carros.

As paredes de contenção (paredes diafragma) já foram executadas. Nas cabeceiras da trincheira, tanto no lado norte quanto no lado sul, as execuções das lajes de fundo (pista de rolamento) avançam em direção ao centro da passagem subterrânea. A escavação atualmente concentra-se no terço médio da trincheira, sob o Viaduto Leonel Brizola.

O empreendimento irá qualificar as condições de mobilidade na região, gerando a solução da transposição (evitando congestionamento) para um cruzamento onde circulam 75 mil veículos por dia.