Viadutos da Silva Só e Praia de Belas ganham nova iluminação

Os viadutos Tiradentes, na rua Silva Só, no bairro Rio Branco, e Dom Pedro I, no bairro Praia de Belas, contam agora com nova iluminação pública. As obras foram vistoriadas por membros da PMPA (Prefeitura Municipal de Porto Alegre) e entregues à população na última quinta-feira (8).

Na parte superior e inferior, os viadutos receberam iluminação em lâmpadas de LED, que apresentam uma redução no consumo de energia de 30% a 35%. Ao todo são 47 luminárias, 76 projetores e 33 postes instalados. O investimento das obras foi de mais de R$ 622 mil.

Conforme o prefeito José Fortunati, a iluminação pública tem como objetivo principal afastar os “maus elementos” dos espaços públicos. A ideia é que, juntamente com a associação de moradores, debater ideias para ocupar melhor esses espaços. “Não me refiro a população em situação de rua e sim a mais elementos que se aproveitam de locais escuros para fazer o mau. Em relação à ocupação pela sociedade temos conversado com as associações como a do Bom Fim, que aqui no viaduto Tiradentes já começou a organizar feiras para a ocupação da comunidade”, exemplificou o prefeito.

Segundo o secretário municipal de Obras, Rafael Fleck, o espaço bem iluminado dará maior sensação de segurança para a comunidade.

Nova iluminação em quatro viadutos

Em janeiro, o prefeito José Fortunati assinou a ordem de início das obras de iluminação de quatro viadutos de Porto Alegre. Os investimentos foram feitos nos viadutos Dom Pedro I, Açorianos, Imperatriz Leopoldina e Tiradentes. Foram aplicados R$ 1.074.694,07. No total foram instaladas 90 luminárias, 106 projetores e 76 postes.

Todas as luminárias instaladas possuem tecnologia LED, que apresenta uma redução no consumo de 30 a 35%, mantendo um nível de iluminação compatível com o que existe atualmente na cidade.