Prefeito de Cerro Branco é preso por suspeita de participar de fraudes

A estimativa é que foi desviado do Município em torno de R$ 500 mil pelo grupo criminoso.

O MP-RS (Ministério Público do Rio Grande do Sul) cumpriu nesta terça-feira (16), um mandado de prisão preventiva contra o prefeito de Cerro Branco, Marlon Leandro Melchior (PMDB). De acordo com as investigações, ele estaria envolvido em fraudes licitatórias que ocorrem na região, pelo menos, desde 2014.

A estimativa é que foi desviado do município em torno de R$ 500 mil pelo grupo criminoso. A prisão preventiva do prefeito ocorreu no âmbito da Operação Transfer, que teve a primeira fase deflagrada em maio na cidade.

Com o aprofundamento da apuração das fraudes, o Ministério Público também identificou que o prefeito tentou atrapalhar as investigações. A Operação Transfer investiga o desvio de equipamentos públicos e de verbas na área da saúde, bem como irregularidades no transporte escolar e na coleta de lixo do município.

Em julho deste ano, o MP também cumpriu mandados de prisão preventiva contra um vereador e um empresário na cidade de Cerro Branco. Há, ainda, investigações a respeito de sobrepreço e direcionamento de compras da prefeitura em favor das empresas alvo das buscas, bem como suspeitas de fraudes no transporte escolar e na coleta de lixo do município.