Contratação servidores vai aumentar capacidade de perícias, diz IGP

Conforme a SSP (Secretaria da Segurança Pública), serão 35 vagas para perito criminal, 35 para médico-legista e 36 para técnico em perícias.

O governador do Estado, José Ivo Sartori (PMDB) assinou nesta segunda-feira (15), a autorização para abertura de concurso público para 106 novas vagas para o IGP (Instituto-Geral de Perícias). A informação foi antecipada ontem pelo Plantão RS.
Conforme a SSP (Secretaria da Segurança Pública), serão 35 vagas para perito criminal, 35 para médico-legista e 36 para técnico em perícias. O reforço no efetivo do IGP é uma das ações do pacote de medidas da segunda fase do Plano Estadual de Segurança Pública, lançado em junho deste ano.
“Essa recomposição emergencial do quadro de pessoal vai representar o aumento da produtividade do IGP. Além disso, vamos suprir carências em todas as regiões e abrir mais três coordenadorias nos municípios de Santa Cruz, Erechim e Uruguaiana, e reabrir a coordenadoria de Osório”, assegurou o diretor-geral do IGP, Cleber Müller.
Sartori disse que a abertura do processo representa a “recomposição parcial do quadro de pessoal, atendendo a uma demanda do instituto”. A expectativa é de que as provas sejam aplicadas ainda este ano pela FDRH (Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos).
Após a fala, durante entrevista com os jornalistas, Sartori cometeu uma gafe ao dizer que a “criminalidade estava reduzindo”. Ao contrário do que falou o governador, os índices divulgados pela SSP mostram crescimento vertiginoso de latrocínios e homicídios.