Apenados de Charqueadas produzem morangos em projeto para recolocação profissional

Apenados do regime semiaberto da CPA (Colônia Penal Agrícola Daltro Filho) plantaram na semana passada mais de 300 quilos de morangos para comercialização no município de Charqueadas. A ação da Susepe (Superintendência dos Serviços Penitenciários), em parceria com a Emater/RS-Ascar e a Ouvidoria-Geral do Estado, tem o objetivo de recolocação no mercado de trabalho. No total, 40 presos participam do plantio, com previsão de colheita em 40 dias.
Os apenados receberam assessoramento técnico da Emater para estruturar o sistema de plantio semi-hidropônico do morango, instalação das estufas, montagem do sistema de irrigação, entre outras informações de monitoramento e limpeza da plantação. A Ouvidoria-Geral é responsável pelo fornecimento das sementes, doadas por parceiros.

Curta a nossa nova página no Facebook
Siga no Twitter e receba todas as nossas atualizações

“O plano é ampliar a produção para que tenhamos mais apenados trabalhando no ambiente prisional. Assim, quando entrarem em liberdade, terão a possibilidade de inclusão social”, afirmou o diretor da CPA, Gustavo Schwarz. Segundo ele, comerciantes da região manifestaram interesse na compra do produto.
Para a ouvidora Silvana Oliveira, idealizadora do projeto, a iniciativa oferece a possibilidade de uma nova profissão e rentabilidade futura. Além disso, eles têm direito à remição de pena – cada dia trabalhado, diminui um. Na avaliação de Luis Sandro Ales, da Ouvidoria Penitenciária, a ação viabiliza a oportunidade de qualificação. “A ideia é ampliar a produção e reverter em renda para empregarmos em projetos no ambiente prisional”, destacou.

Morangueira

O morango é uma cultura com bom desenvolvimento em locais de clima subtropical e temperado. Por conta da rentabilidade, a morangueira é plantada especialmente por pequenos agricultores. A produção é grande no Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais, mas também se desenvolve em solos e climas diferentes como Goiás, Santa Catarina, Espírito Santo, Distrito Federal e Paraná. Bastante utilizado na Europa, o sistema semi-hidropônico (plantio em substrato) facilita a utilização do espaço em pequenas propriedades.

Outras colheitas

Paralelo à cultura do morango, os apenados do CPA mantêm o cultivo de legumes e verduras (alface, repolho e cenoura), além de plantação de aipim e milho para consumo geral no presídio. “Trabalhar com verduras e legumes nos mantêm ativos na prisão e nos dá esperança de uma nova vida”, afirmou o interno Everton, 22 anos.
Morangos produzidos na Colônia Penal de Charqueadas. Foto: Reprodução / TV Piratini