Avenida Dique é bloqueada definitivamente para obras de ampliação do Salgado Filho

A Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) bloqueou definitivamente a avenida Dique, na zona Norte de Porto Alegre. A via, que já se encontrava interditada pela prefeitura para a construção do prolongamento da avenida Severo Dullius, não permitirá mais a circulação de veículos e pedestres. O muro colocado pela Infraero no local delimitará o terreno no qual será construída a extensão da pista do Aeroporto Salgado Filho, dos atuais  2.180 metros, para 3.190 metros.
Na semana passada, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) realizou audiência pública sobre a minuta do edital de concessão do Aeroporto Internacional Salgado Filho, na Capital. As audiências públicas presencias têm por objetivo apresentar os documentos relativos à concessão dos aeroportos e receber contribuições de toda a sociedade.

Curta a nossa nova página no Facebook
Siga no Twitter e receba todas as nossas atualizações

O Demhab (Departamento Municipal de Habitação) participou do encontro e relatou que a Prefeitura de Porto Alegre já reassentou 922 famílias que moravam na região onde serão realizadas as obras de ampliação do Salgado Filho, a pedido da Infraero. Outras 554 famílias devem ser realocadas até outubro deste ano. Através do Demhab, foram oferecidas habitações para todos os moradores da área, considerada de risco devido aos alagamentos e à poluição sonora provocada pelos aviões.

A obra

Os trabalhos de prolongamento da Severo Dulius foram iniciados em setembro de 2015. O novo trecho tem uma extensão de 1,9 quilômetro. Com uma estimativa de conclusão dos trabalhos em dezembro deste ano, a obra vai qualificar o trânsito na região, permitindo que o fluxo de veículos e ônibus que chega a Porto Alegre, pela avenida dos Estados e BR-116, tenha condições de acessar a zona Norte da cidade diretamente pela avenida Sertório, sem ter de acessar a Terceira Perimetral.
Além disso, a obra de prolongamento criará um anel viário no entorno imediato do Aeroporto Salgado Filho, facilitando a saída e chegada de veículos e ônibus ao aeroporto.