Cheia do Guaíba causa alagamentos na zona Sul da Capital

A cheia do Guaíba, que alcançou os 2,94 metros na tarde deste sábado (17), causou vários alagamentos no bairro Ipanema, zona Sul de Porto Alegre. A enchente causou alagamento no Cais do Porto. A média histórica do nível do Lago Guaíba para o mês de outubro é de 0,97m.
Moradores de Ipanema registraram os problemas ocasionados pelo refluxo provocado pelo lago. Ruas e pátios de residências localizadas muito próximos do Guaíba ficaram alagados.
A Avenida Guaíba tem pontos de alagamento. A areia da Orla de Ipanema ficou totalmente coberta pelas águas e já ameaça invadir o calçadão e a ciclovia.

No CT (Centro de Treinamento) Parque Gigante, do Internacional, campos de futebol localizados na beira das águas estão parcialmente cobertos pela água.Alagamentos no cais No Centro de Porto Alegre também há registro de alagamentos, mas apenas na região do Cais Mauá e Navegantes.

Problema nas comportas

Após alcançar a marca de 2,94 metros, o Guaíba chegou ao acesso a uma das comportas do Cais do Porto localizada na avenida Mauá, no Centro de Porto Alegre. Mesmo assim, a pequena lâmina d’água não ocasiona problemas.
Conforme o DEP (Departamento de Esgotos Pluviais), sacos de areia serão colocados para reforçar a vedação das comportas.
Ao todo, 13 das 14 comportas do Cais Mauá foram fechadas para impedir que o Guaíba cause transtornos à população. Segundo o Metroclima, o nível da medição ter marcado 3,22m é um problema no sistema eletrônico da régua.

Avanço do Guaiba no bairro Guarujá