Governo do RS manterá diálogo com a União sobre a dívida do Estado

Representantes do Tesouro do Governo do RS (Rio Grande do Sul) e da Secretaria do Tesouro Nacional deverão se reunir em até 15 dias, em Brasília, para dar seguimento aos estudos relativos à dívida do Rio Grande do Sul. A informação foi passada ao governador José Ivo Sartori pelo secretário do Tesouro Nacional, Marcelo Saintive, em audiência nesta quarta-feira na capital federal.
“Serão levantadas possibilidades de futuras situações em que a Secretaria do Tesouro poderá ser demandada”, disse o governador, ressaltando que o Estado fez uma opção ao quitar a folha de pagamento dos servidores. “Esperamos compreensão e solidariedade ativa em relação às finanças do Rio Grande do Sul e vamos continuar esse diálogo de forma permanente”, completou Sartori.
Na reunião, o governador estava acompanhado do subsecretário do Tesouro do Estado, Leonardo Maranhão Busatto, e do procurador-geral do Estado, Euzébio Ruschel. Lembrou ainda que o governo gaúcho está fazendo o seu ajuste fiscal e que a União também vem trabalhando para equilibrar as contas.
De acordo com Leonardo Busatto, o governo vem articulando a contratação de novos investimentos, especialmente a partir do espaço fiscal que será aberto com a regulamentação da Lei Complementar 148, que trata da renegociação da dívida dos Estados, prevista para 2016. Segundo ele, essa sinalização será fundamental para que se avance na busca de recursos externos em órgãos como a CAF (Cooperação Andina de Fomento), por exemplo.