Grohe brilha nas penalidades e Grêmio avança na Copa do Brasil

Foi sofrido. Foi difícil. Mas, no final, deu Grêmio. O time de Roger não teve uma atuação de luxo enfrentando o Criciúma, em Santa Catarina.

Foi sofrido. Foi difícil. Mas, no final, deu Grêmio. O time de Roger não teve uma atuação de luxo enfrentando o Criciúma, em Santa Catarina. No entanto, uma vitória magra no tempo regulamentar e uma boa atuação de Marcelo Grohe na disputa de pênaltis garantiram a vitória gremista. O Grêmio, agora, está classificado para a próxima fase da Copa do Brasil.
No primeiro tempo, o Criciúma tomava a iniciativa nos minutos iniciais. O Grêmio, sem o zagueiro Rhodolfo, lutava para afastar o Tigre da meta defendida por Marcelo Grohe. Mas o ímpeto da equipe da casa durou pouco e a equipe gaúcha começou a dominar a partida e logo ficou na frente do placar. Aos 23 minutos, Luan tabelou com Giuliano e cruzou para Pedro Rocha. O atacante do Grêmio tentou dominar, mas a bola espirrou e morreu no fundo das redes, 1 a 0 Grêmio. O Criciúma seguia perigoso nos contra-ataques e podia ter igualado o placar aos 40 minutos em sua melhor chance na partida: Rodrigo recebeu dentro da área e chutou de primeira, na cara de Grohe, mas acabou mandando para fora.
Na etapa complementar, o jogo seguia equilibrado. Tanto Criciúma, como Grêmio buscavam o gol que podia sacramentar a classificação de uma das equipes. Aos 12 minutos, o Grêmio teve uma grande oportunidade, mas perdeu a chance de garantir vaga na próxima fase da Copa do Brasil. Luan recebeu, livre, invadiu a área e, na cara do gol, chutou mal para a boa defesa do goleiro Luiz. E as chances perdidas não pararam por aí. Aos 19 minutos, Paulo Sérgio dominou pela direita e chutou, Grohe espalmou para frente, e Geromel tentou afastar. No entanto, a bola sobrou para Lucca que, com o gol livre, chutou por cima.
Aos 36 minutos, Guilherme Santos foi expulso por falta em Fernandinho. Com um a menos, o Criciúma passou a se defender. Mas o clube gaúcho voltou a abusar das chances desperdiçadas. Aos 42, Luan erra dentro da área e a bola sobrou para Braian Rodríguez na cara do gol. O centroavante chutou, mas a bola saiu para fora. Com o resultado, a partida e a vaga para a próxima fase seria decidida nos pênaltis.
Nas disputas das penalidades, Maicon, Fernandinho e Galhardo converteram as primeiras cobranças. Na primeira cobrança do Criciúma, Paulo Sergio bateu e Marcelo Grohe pegou. Logo após, Maurinho e Fábio Ferreira converteram para os catarinenses. Na quarta cobrança, Braian Rodríguez perdeu e Cristiano deixou tudo igual na disputa. Na última cobrança de cada lado, Douglas converteu para o Grêmio e o goleiro Luiz bateu e Marcelo Grohe definiu a classificação do time gaúcho. O Grêmio está na próxima fase da Copa do Brasil, mas precisa melhorar muito para o embate com times mais fortes.