Apagão atinge mais de 180 mil clientes nos vales do Caí e Sinos

Um apagão atingiu na manhã desta quarta-feira (1), municípios atendidos pela AES Sul nos vales do Caí e dos Sinos. De acordo com a concessionária, o fornecimento de energia elétrica foi interrompido por conta de um problema na Subestação Scharlau, da CEEE, em São Leopoldo, que provocou o desligamento de outras seis subestações.
Das 8h56 às 9h40, 181 mil clientes de Dois Irmãos, Estância Velha, Montenegro, São Leopoldo e São Sebastião do Caí ficaram sem luz. Houve corte parcial de luz em Novo Hamburgo, além de relatos de cortes em Campo Bom, Ivoti, Morro Reuter e Portão, não confirmados pela AES Sul.
A AES Sul divulgou nota à imprensa:
“A AES Sul informa que um problema ocorrido na Subestação Scharlau, hoje, às 8h56min, provocou o desligamento de 6 subestações da AES Sul, afetando o fornecimento de energia elétrica para 181 mil clientes em Novo Hamburgo (parcial), Estância Velha, Dois Irmãos, Montenegro, São Leopoldo e São Sebastião do Caí. A AES Sul efetuou manobras na rede, o que possibilitou religar a energia para 43 mil clientes num primeiro momento e os demais foram normalizados às 9h40min, quando o sistema voltou a operar normalmente.
A Subestação Scharlau pertence à CEEE e é responsável pelo fornecimento de energia para as subestações da AES Sul nessa região.”