Abastecimento de água é afetado em quatro cidades da região metropolitana

Em Cachoeirinha e Gravataí, está sendo realizado rodízio no abastecimento devido a inundação de estações de tratamento de água da Companhia

Após o fim da chuvarada, os problemas em cidades da região metropolitana continuam. A cheia do Rio Gravataí alagou duas estações de tratamento de água da Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento) em Alvorada e Cachoeirinha. Por medida de segurança, os equipamentos das estações foram desligados.
A situação afeta o abastecimento em todos os bairros de Alvorada e Viamão e em partes de Cachoeirinha e Gravataí. A normalização do fornecimento de água depende da baixa no nível do rio.
Em Taquara, onde problemas elétricos na captação tinham afetado o abastecimento nesta terça-feira (21), o bombeamento já voltou a operar, e o serviço deve ser normalizado nesta noite.
Tratamento de água pela metade
Conforme a Corsan, a Estação de Tratamento de Água de Cachoeirinha abastece a cidade e parte de Gravataí. A água tratada é captada em dois mananciais: o rio Gravataí e o Arroio das Garças. E como a captação do rio Gravataí está alagada, a estação de tratamento está operando apenas com a água oriunda do Arroio das Garças. Em virtude da quantidade reduzida de água disponível, a Corsan precisa alternar o abastecimento entre bairros, buscando amenizar ao máximo o tempo de baixa pressão ou de desabastecimento em cada local.
Confira abaixo os bairros e os períodos em que deve ocorrer baixa pressão ou interrupção de abastecimento nos próximos dias, conforme a Corsan:
Cachoeirinha:
Entre o fim da noite e o início da manhã: Granja Esperança, Espírito Santo, Nova Cachoeirinha, Canarinho, Monte Carlo, Betânia, Santa Cruz, Túnel Verde, Piacenza, Firenze, Venezia, Vicenza, Moradas do Bosque, Jardim do Bosque e Chácara das Rosas. Durante o dia, pode ocorrer baixa pressão nesses bairros.
Entre os turnos da tarde e da noite: Olaria, Veranópolis, Imbuhy, Vila Márcia, Mauá, Vila Regina, Santo Ângelo, Vila Eunice, Jardim Vitória, Carlos Wilkens e Jardim AméricaParque da Matriz e Vale Ville.
Entre o início da tarde e a madrugada: Vista Alegre, Nair e Fátima.
Gravataí:
Entre o fim da noite e o início da manhã: Moradas do Vale I, II, III, Tom Jobim, Águas Claras, Esplanada, Parque dos Eucaliptos, Parque Garibaldino e Planaltina. Durante o dia, pode ocorrer baixa pressão nesses bairros.
Caminhões-pipa
O abastecimento emergencial por caminhões-pipas em Alvorada, Cachoeirinha, Gravataí e Viamão está sendo priorizado para hospitais, postos de saúde, creches e escolas. Além do fornecimento a esses locais, há caminhões-pipas da Corsan distribuindo água nos endereços abaixo, até meia-noite desta terça-feira (21):
– Escola Luciana de Abreu – Rua Dario Gonçalves Molho
– Coordenadoria Operacional Santa Cecília – Rua José Costa Carvalho, 221, bairro Santa Cecília
– Em frente à antiga fábrica da Mumu – Avenida Senador Salgado Filho, parada 43
– Escola Barão de Lucena – Rua da Saudade, bairro São Tomé
Também há dois pontos de água com livre acesso aos moradores nos seguintes locais:
– Praça Central – atrás do reservatório, junto ao banheiro público, no cruzamento das ruas
Cirurgião Vaz Ferreira e Osvaldo Aranha
– Estação de Tratamento de Água Fiúza – rodovia Acrísio Prates.