Municipários da Prefeitura de Porto Alegre decidem manter greve

Em assembleia na manhã desta terça-feira, os Municipários da Capital decidiram por prolongar a greve, que já dura 14 dias. Para o Simpa (Sindicato dos Municipários de Porto Alegre), as negociações estão avançando, visto que na última proposta oferecida, a Prefeitura ofereceu um aumento inicial de 4% no parcelamento do reajuste de 8,17% já oferecido. A proposta foi considerada melhor que as anteriores, mas não suficiente.
Há um impasse entre os grevistas e o Executivo quanto ao corte de ponto, a Prefeitura vê como abusivas as manifestações que bloquearam o acesso e entrada em prédios de serviços essenciais. Já o Simpa não quer o abono das faltas, mas sim a compensação dos dias perdidos. O Executivo não quer negociar.
Ontem (1º) os grevistas chegaram a interromper uma sessão na Câmara de Vereadores pedindo o retorno do diálogo com a Prefeitura. Uma reunião foi marcada com a presença do vice-prefeito Sebastião Melo. Além do presidente da Câmara, Mauro Pinheiro (PT) e do vereador Kevin Krieger (PP), líder do governo na Câmara.
Os municipários criticam a falta de empenho do Prefeito José Fortunati nas negociações. A Prefeitura garante que está empenhada em resolver a situação e na criação de propostas condizentes com as condições orçamentárias do Município.