Bombeiros controlam incêndio em Santos, mas combate ao fogo continua

Uma semana depois de iniciado o incêndio em seis tubulações de armazenamento de combustíveis da empresa Ultracargo, em Santos, no litoral paulista, os bombeiros conseguiram, mais uma vez, no final da manhã desta quinta-feira (9), controlar as altas labaredas que saiam de um dos tanques com gasolina, o último a ser combatido.
No entanto, ainda falta extinguir por completo o fogo incandescente na parte mais baixa da tubulação, onde houve o vazamento de combustível, que está misturado à água jogada para resfriar o grande recipiente.
No início da tarde desta quinta-feira, a Ultracargo informou que estava a caminho de Santos o caminhão que transporta carga adicional de LGE (Líquido Gerador de Espuma) para reforçar os meios de combate ao fogo. São 500 mil litros de LGE, vindos da Bahia para a Base Aérea de Cumbica, em Guarulhos, São Paulo, em avião da FAB (Força Área Brasileira).
Segundo nota da empresa, a operação continua com o uso de sete rebocadores que auxiliam na captação de água do mar para abastecimento dos caminhões que fazem o lançamento na frente de combate.
De acordo com a Ultracargo, amanhã (10) chegará a Santos equipe técnica de uma empresa norte-americana especializada no combate a incêndios. Desde o começo do incêndio, às 10h do último dia 2, já foram usados mais de 400 mil litros de espuma e 360 litros do pó químico seco (cold fire), cedidos pela Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária).