Poupança registra a pior captação mensal desde 1995

O BC (Banco Central) informou hoje que a captação líquida da poupança ficou negativa em 6,26 bilhões de reais em fevereiro. O resultado é o pior já registrado para um mês desde o início da série histórica do BC, em 1995.
O número negativo superou o recorde de janeiro, quando a poupança ficou negativa em 5,528 bilhões de reais, até então o pior resultado da série. A captação negativa significa que as retiradas, que somaram 142,17 bilhões de reais em fevereiro, superaram os depósitos dos poupadores, que ficaram em 135, 9 bilhões de reais no mês passado.
O saldo nas contas dos poupadores ficou em 658,19 bilhões de reais. O volume dos rendimentos creditados nas cadernetas dos investidores alcançou 3,677 bilhões de reais. Do saldo das cadernetas de poupança em fevereiro, 518,7 bilhões de reais pertencem ao SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos) e 139,4 bilhões de reais à poupança rural.
Pela regra atual, quando a taxa Selic passa de 8,5% ao ano, a poupança rende 0,5% ao mês (6,17% ao ano) mais a TR (Taxa Referencial), tipo de taxa variável. Essa fórmula está em vigor desde agosto do ano passado, quando a Selic foi reajustada para 9% ao ano. Quando os juros básicos da economia estão iguais ou inferiores a 8,5% ao ano, a caderneta rende 70% da taxa Selic mais a TR.
A fórmula só vale para o dinheiro depositado na poupança a partir de 4 de maio de 2012. Para os depósitos anteriores, o rendimento segue a regra antiga, de 0,5% ao mês mais a TR. Os demais direitos de quem aplica na caderneta foram mantidos, como a isenção de taxa de administração e de impostos.