MST e Via Campesina fazem caminhada em Porto Alegre

Militantes da Via Campesina realizam uma marcha, nesta quarta-feira em Porto Alegre. A concentração, que segundo informações da EPTC ((Empresa Pública de Transporte e Circulação) reuniu cerca de 400 pessoas começou no Monumento do Laçador e prosseguiu, pela avenidas Farrapos e Mauá, até o centro da Capital.
Durante a tarde estão previstas negociações na CEF (Caixa Econômica Federal), com o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e com o governador do Estado, José Ivo Sartori (PMDB), junto das secretarias estaduais, segundo a assessoria de imprensa do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).
A mobilização reivindica a realização da reforma agrária, a garantia da soberania alimentar, o reconhecimento dos direitos dos atingidos por barragens e a criação de políticas públicas para a agricultura camponesa. Na pauta também o suposto abuso de agrotóxico em alimentos. Ações semelhantes ocorrem em outros 20 Estados brasileiros
“Dentro do calendário nacional de mobilização, com os movimentos camponeses do estado, nossa perspectiva é reposicionar a Reforma Agrária na pauta nacional e exigir a construção de um programa de produção de alimentos saudáveis para a alimentação da população brasileira”, explica o coordenador nacional da Via Campesina, Cedenir de Oliveira.
Na tarde de ontem, cerca de mil camponesas e camponeses da Via Campesina ocuparam a sede do Incra, em Porto Alegre. A previsão é que permaneçam no local até o final da Jornada de Lutas, que prosseguem até o dia 13 de março.
Transtornos no trânsito
Por causa da manifestação da Via Campesina e do MST, o trânsito na Avenida dos Estados e Farrapos foi muito prejudicado desde manhã cedo. Por volta das 9h, o grupo começou uma caminhada até o Centro que ocasionou bloqueios na Avenida Farrapos. Por volta das 11h30, o grupo de 400 pessoas – segundo informações da EPTC – chegou na região do Túnel da Conceição.
A EPTC fez bloqueios na região da rodoviária e da Mauá. Por conta disso, houve formação de congestionamento na região central. A marcha seguiu até a Praça da Alfândega. Durante a tarde, o grupo deve ir até a frente do Palácio Piratini.