Confirmado primeiro caso de dengue contraído em Porto Alegre

A SMS (Secretaria Municipal de Saúde) de Porto Alegre confirmou na manhã desta segunda-feira, 2 de março, o primeiro caso de dengue contraído na Capital. O paciente mora na Zona Sul, no bairro Ipanema. Em 2015, foram confirmados seis casos importados de dengue em Porto Alegre.
Nos anos de 2010, 2011, 2013 e 2014 foram registrados casos autóctones em Porto Alegre. Em 2012, não houve transmissão autóctone (apenas casos importados).
Além do primeiro caso autóctone de dengue em Porto Alegre, mais três casos importados foram confirmados na sexta-feira na cidade. Dois pacientes são moradores do estado de Goiás e estão em visita a Porto Alegre. A outra paciente é moradora do litoral norte gaúcho, mas passou por Porto Alegre, no bairro Sarandi.

Ações de prevenção
Para diminuir o risco de transmissão do vírus, três bloqueios de transmissão – a aplicação de inseticida – serão realizados nesta semana, segundo a SMS. A aplicação ocorre desde às 9h30 no bairro Ipanema. Amanhã, a ação ocorre no bairro Santa Teresa e na quarta-feira, o bloqueio de transmissão no bairro Sarandi.
Em Ipanema e Santa Teresa, a aplicação será em um raio de 150 metros da residência dos pacientes. No Sarandi, em um raio de 50 metros.  O perímetro de aplicação do inseticida nesta segunda-feira, no bairro Ipanema, é o seguinte:
– Rua Xavier da Costa (entre Rua Dona Elvira e Rua Érico Peixoto)
– Rua Torres
– Rua Déa Coufal (entre rua Torres e 200 metros após a Rua Xavier da Costa)
– Rua Tenente-Coronel Mário Doernte
– Rua Érico Peixoto
– Rua Leblon (entre Rua Torres e rua Xavier da Costa)