Trensurb vai usar composições acopladas nos horários de pico a partir de hoje

A Trensurb vai começar a usar composições acopladas a partir de hoje. Segundo a empresa, a capacidade transporte dobra, passando de mil passageiros por trem para 2 mil. De acordo com a empresa, o intervalo máximo entre um trem e outro, no horário do pico, pode chegar a apenas 3 minutos.
Porque não foi feito antes?
O acoplamento dos trens se dá com a união de dois trens mais antigos, formando uma única composição de dois veículos. Você deve estar se perguntando porque isso não foi feito antes. O motivo é a necessidade de manter intervalos de cinco minutos e um número maior de trens no sistema – o que é possível apenas quando os trens novos estão em operando –, transportando cinco minutos depois da composição acoplada mais mil pessoas.
Operação
Os trens acoplados serão utilizados no horário de maior movimento no sistema – das 7h às 8h e das 18h às 19h entre Porto Alegre e Novo Hamburgo.
Já os novos trens, comprados em 2014, também estão passando por testes de acoplamento, mas ainda não há previsão de operação de dois deles juntos.