Presos mandam matar e gerenciam venda de drogas de dentro de presídios

Na manhã desta segunda-feira foi deflagrada uma operação do MP (Ministério Público) que investiga o gerenciamento da distribuição de drogas e ordens de assassinato partindo de dentro das penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas, modulada de Charqueadas e do Presídio Central de Porto Alegre.
Agentes da Promotoria Especializada Criminal de Porto Alegre, com apoio da Brigada Militar e Grupo de Ações Especiais da Susepe (Superintendência dos Serviços Penitenciários), cumpriram hoje 10 mandatos de busca, apreensão e prisão preventiva em Campo Bom, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas.
Os presos, da facção “Os Manos”, comandam células criminosas nos municípios de Campo Bom, São Leopoldo, Guaíba, Igrejinha e Porto Alegre. No decorrer de toda a operação, 30 pessoas foram presas e houve a apreensão de 31 quilos de crack, 32 quilos de maconha, cinco quilos de cocaína, três veículos clonados, um fuzil, dez pistolas, duas espingardas, uma submetralhadora e três coletes.
A investigação iniciou em junho de 2014, após a Operação Praefectus, que revelou a ação de chefes de galerias do Presídio Central. Foi constatado que presos de três presídios do Rio Grande do Sul gerenciavam a distribuição de drogas e ordenavam assassinatos de dentro dos presídios, através de telefones, as celas dos presos eram usadas como escritório.