Justiça de Estrela aprova pedido de falência da Santa Rita Laticínios

A 1ª Vara da Justiça estadual em Estrela aprovou nesta semana o pedido de falência apresentado pela Santa Rita Laticínios. A empresa, que tinha como nome fantasia Fazenda Santa Rita, vinha enfrentando dificuldades nos últimos meses frente a crise que atingiu o setor leiteiro e deixa 60 pessoas desempregadas.
Segundo nota da assessoria de imprensa da empresa, “a diminuição no consumo de leite e a dificuldade de comercializar o leite gaúcho em outros estados, também contribuíram para que a empresa tivesse sua operação inviabilizada”. Com a decretação da falência, a juíza nomeou Claudete Figueiredo como administradora judicial. Caberá a ela avaliar os bens da empresa e estipular o valor da dívida. Os credores terão o prazo de 15 dias após a publicação dos editais para se habilitarem.
A Santa Rita Laticínios, situada na Linha Santa Rita, começou suas atividades em fevereiro de 2014, em substituição à antiga Latvida. A empresa que chegou a ter 110 funcionários, possuía 60 empregados, que foram desligados já antes do Carnaval. A produção diária de leite era de 200 mil litros e a matéria prima era fornecida por aproximadamente mil produtores rurais.
Protesto recente
No dia 31 de dezembro de 2014, cerca de 50 produtores rurais dos municípios de Júlio de Castilhos e Arroio do Tigre, na região Centro-Serra do estado, protestaram em frente a empresa. A estimativa era de que 200 produtores de leite desses municípios teriam valores a receber. Após uma reunião ficou acordado um cronograma para pagamento dos valores atrasados. No mesmo dia foi pago 30% do montante relativo a novembro e os outros 70% seriam quitados em quatro parcelas até o fim de fevereiro de 2015.