Gre-Nal terá torcida mista e a volta do Caminho do Gol

Um café da manhã na tribuna de honra do estádio Beira-Rio, na manhã desta quarta-feira, 11, com a presença do prefeito José Fortunati, selou o acordo para a realização do primeiro Gre-Nal com torcida mista no novo Beira-Rio. Marcada para o dia 1º de março, a iniciativa inédita, do presidente do Internacional, Vitorio Piffero, foi endossada por todos os participantes do encontro, que reuniu o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Jr., e representantes do Ministério Público, Brigada Militar e Federação Gaúcha de Futebol.
“Trata-se de um momento histórico. Na contramão da intolerância e do recuo que temos visto em outras partes do país, Porto Alegre saberá dar o exemplo de que a convivência entre as torcidas, em um clima de paz, é plenamente possível!”, afirmou Fortunati, ao final do encontro. Os presidentes dos dois clubes também se mostraram dispostos a aumentar o espaço dos visitantes nos estádios rivais, de forma gradativa, até que seja possível cumprir o Estatuto do Torcedor, que prevê a destinação de 10% dos ingressos para o torcedor adversário.
Caminho do Gol – No primeiro Gre-Nal do ano, o acordo prevê a destinação de dois mil ingressos na chamada Zona Mista, sendo mil para associados do Inter e mil para seus convidados gremistas. Este setor ficará situado junto ao espaço destinado à torcida do Grêmio, que terá 1.580 lugares, numa espécie de transição entre as duas torcidas.
Também ficou definido que o acesso exclusivo para a zona mista se dará pela Torre 11 e que os torcedores serão identificados, no momento da compra do ingresso, devendo comparecer devidamente fardados com a camiseta de seu clube, no dia do jogo.
O prefeito José Fortunati confirmou a reedição do Caminho do Gol, sucesso durante a da Copa do Mundo, em Porto Alegre, com um trajeto um pouco mais curto, de cerca de dois quilômetros. Deverá iniciar em frente ao Shopping Praia de Belas, na junção das avenidas Ipiranga e Borges de Medeiros. E, a exemplo do que ocorreu no Mundial, a banda da Brigada Militar vai participar do evento, devendo se apresentar na área junto ao Viaduto Dom Pedro II, antes do início da partida.

Local do estádio onde ficarão os torcedores gremistas e colorados juntos. Foto: Ricardo Giusti / PMPA
Local do estádio onde ficarão os torcedores gremistas e colorados juntos. Foto: Ricardo Giusti / PMPA