Sartori reúne secretariado para discutir finanças do primeiro ano de mandato

da Rádio Guaíba, Voltaire Porto


O novo governador José Ivo Sartori terá seu terceiro encontro com o secretariado nesta semana.  O domingo vai ser de trabalho no Palácio Piratini. Depois do decreto que limita gastos na administração pública e atrasará em seis meses o pagamento de dívidas da gestão passada, é a vez dos secretários terem noção dos cortes nas suas pastas.
O quadro das finanças do estado virou pauta permanente no início da gestão Sartori e o tema será a abertura do encontro à tarde. O secretário da Casa Civil, Marcio Biochi, confirma o debate em torno do assunto. “O propósito desta reunião de domingo é fazer uma apresentação sobre a situação financeira e orçamentária, o cenário para os próximos cinco meses, além de fazer com que os secretários compreendam até mesmo estes cortes propostos, redução de secretarias e das estruturas das existentes. O pedido é de que cada secretaria faça uma avaliação do que pode ser otimizado, nas fundações e companhias que o estado tem”, adiantou.
Neste encontro deve ser dada liberdade para os secretários iniciarem o preenchimento de cargos. Mas, ainda assim, a previsão é de uma redução em 30% no número de Ccs.
Marcio Biolchi ainda justificou a quantidade de encontros seguidos de secretários com o governador. “Nós tivemos um período de transição, mas é a partir de agora que os secretários vão se inteirar e saber o contexto de cada pasta. Por isso, temos que ter uma linguagem único, uma sintonia, sob o risco da administração se tornar um arquipélago ou uma colcha de retalhos, as exigências são o desfio que o governo tem”, argumentou.
De acordo com a assessoria de imprensa do governador, existe a possibilidade de Sartori ter encontros reservados e individuais com cada secretário.