Retrospectiva: Grêmio cai novamente nas oitavas de final da Libertadores

O sonho do Grêmio de reconquistar a América morreu mais uma vez nas quartas de final da competição. A boa campanha na fase de grupos não foi suficiente para credenciar o tricolor ao título.
Quando os grupos foram sorteados, o Grêmio caiu no chamado “Grupo da Morte” ao lado de Newell’s Old Boys – ARG, Atlético Nacional – COL e Nacional – URU. O clube gaúcho contrariou as espectativas e somou 14 pontos. Venceu 4 jogos e só empatou com o time argentino nos dois encontros.
Com uma pontuação elevada e com um time bem encaixado por Enderson Moreira, o tricolor gaúcho avançava para pegar o San Lorenzo na fase de oitavas de final. Primeiro jogo sendo realizado na Argentina e, o segundo, em Porto Alegre. No dia 16 de abril o Grêmio acabou sendo superado por 1 a 0, mesmo com um futebol de boa qualidade.
A classificação seria decidida dia 1º de maio, na Arena. O placar adverso do primeiro encontro precisaria ser revertido com uma vitória por dois gols de diferença, porém ela não veio. O placar mínimo levou a decisão da vaga para os pênaltis, onde Grêmio acertou duas cobranças, o San Lorenzo converteu quatro e avançou para chegar ao título no dia 13 de agosto.
*Por Thales Barreto, do Conexão Grenal