Pista do Aeroporto Salgado Filho será ampliada, garante Aviação Civil

Poucos dias depois de anunciar que a pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho não seria ampliada, o secretário nacional da Aviação Civil, Eliseu Padilha, voltou atrás e decidiu que as obras de ampliação da pista serão retomadas.
Um ofício, assinado pelo próprio secretário, pede que “seja avaliada a oportunidade e conveniência de ser dado andamento ao referido projeto [de ampliação da pista do Salgado Filho], tendo em conta não somente a previsão de aumento da demanda do volume de cargas a ser transportado, mas também a segurança das operações, a fim de que, também, sejam evitados eventos da natureza do noticiado”.
Padilha se referia ao incidente, na segunda-feria dia 19, que levou um avião da companhia aérea Azul a fazer um pouso de emergência na Base Aérea de Canoas. A aeronave, que teve “problemas técnicos”, tentou pousar três vezes na pista do Salgado Filho, sem sucesso. O piloto, então, fez o pouso na pista militar do município vizinho por ela ser quase 500 metros maior e, assim, oferecer maior segurança aos passageiros.
Ampliação
As obras de ampliação no Aeroporto, entretanto, vão além da extensão da pista em 920 metros, passando a contar com 3.200 metros. O projeto da Secretaria de Aviação Civil remetido à Infraero detalha as obras que serão realizadas no local.
Na lista estão: a ampliação do Terminal de Passageiros 1, em desenvolvimento, com conclusão prevista para janeiro de 2017, aumentando a área hoje disponível de 41.502 m² para 60.300 m²; a ampliação do Pátio de Aeronaves e Pistas de Táxi, com conclusão prevista para março de 2015; a construção de um novo Terminal de Cargas, com área de 18.000 m², com conclusão prevista para setembro de 2016; a construção de um novo pátio para o novo terminal de cargas, com conclusão prevista para agosto de 2015; a construção de um novo Edifício Garagem a ser executado em parceria com o setor privado, com previsão de lançamento do edital em junho de 2015 e a construção de um hotel com, no mínimo, 200 apartamentos, em parceria com o setor privado, pelo prazo de 25 anos, com previsão de término das obras em abril de 2016.
Entrave
Mas, que a ampliação da pista do Aeroporto possa ser executada, a Prefeitura de Porto Alegre necessita terminar o processo de reassentamento dos moradores das Vilas Dique e Nazaré, que moram muito próximo à cabeceira pista. A retirada dessas famílias, no entanto, só deve ocorrer em 2016.