Luiz Fernando Costa é sepultado após velório no Beira-Rio

Do Correio do Povo e Rádio Guaíba


O velório do vice-presidente de futebol do Inter, Luiz Fernando Costa, começou no fim da manhã deste domingo, no Salão Nobre do Conselho Deliberativo do Inter. A cerimônia foi aberta a torcedores colorados ao meio-dia e o corpo foi sepultado no fim da tarde. Em razão da morte do dirigente, a bandeira do Inter ficou a meio mastro e o clube decretou luto oficial de três dias. O velório contou com as presenças de Ibsen Pinheiro, do ex-treinador Francisco Neto, o Chiquinho, e o prefeito em exercício de Porto Alegre, Sebastião Melo.
O presidente do Inter, Vitorio Piffero, disse que Costa era um homem totalmente decidido, focado e feliz na função que exercia. “Ouvia os companheiros e resolvia os assuntos imediatamente”, recordou o presidente. Segundo Piffero, Costa queria voltar a trabalhar na segunda-feira. No sábado, Costa na companhia do vice-presidente de administração, Alexandre Limeira, e o do vice-presidente Pedro Affatato, pediu para andar pelo gramado do Beira-Rio e sentou nas arquibancadas do estádio. Além disso, Costa ligou e conversou com outros dirigentes colorados no mesmo dia. Ele havia se afastado das funções da vice-presidência de futebol desde que sofreu um enfarte no dia 16, no fim da pré-temporada do clube, em Bento Gonçalves.
O vice-presidente de futebol faleceu no início da madrugada de domingo em Porto Alegre. O dirigente, que foi convidado por Piffero para assumir o cargo nesta temporada, havia recebido alta do hospital na semana passada, mas voltou a sofrer complicações no coração.
Costa era conselheiro do clube desde 2000. No clube, foi presidente da FECI (Fundação de Educação e Cultura do Internacional) e presidente da comissão eleitoral na recente eleição. Também atuou como diretor jurídico do Sindiclubes e diretor jurídico da FGF (Federação Gaúcha de Futebol). Costa participou das contratações do treinador uruguaio Diego Aguirre e dos jogadores Léo, Nilton, Réver e Vitinho. O dirigente, que era advogado, havia passado os últimos dez anos ligados ao jurídico da Federação Gaúcha de Futebol. Luiz Fernando tinha 53 anos e era casado com Rejane e pai de duas filhas, Rafaela, 25 anos, e Manuela, 21.
Em nota oficial, o Sport Club Internacional “se solidariza neste momento de dor com todos os familiares de Luiz Fernando Costa, ao mesmo tempo que agradece por todos os momentos de extrema dedicação deste grande colorado que deixará em todos os seus amigos e colaboradores um sentimento de grande saudade”.