Dilma participa da posse de Evo Morales na Bolívia

A presidente Dilma Rousseff viajou na manhã desta quinta-feira para à Bolívia, onde participou das cerimônias de posse do presidente Evo Morales. Os eventos de recondução do presidente boliviano, que assume o terceiro mandato consecutivo, começaram nessa quarta-feira com um ritual ancestral indígena em um sítio arqueológico chamado Tiwanaku.
Dilma embarcou para La Paz, capital administrativa da Bolívia, por volta das 8h, horário de Brasília. Ela esteve acompanhada do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. A cerimônia de posse começou por volta de 9h, horário local (duas a menos do que em Brasília), na Assembleia Legislativa Plurinacional.
Os presidentes do Equador, Rafael Correa; do Paraguai, Horácio Cartes; da Venezuela, Nicolás Maduro; da Costa Rica, Luiz Guillermo Soliz; de Trinidad e Tobago, Anthony Carmona, além do presidente eleito, da Namíbia, Hage Geingob, também estiveram presentes na solenidade, de acordo com a Agência Boliviana de Informação.
Esta foi a primeira viagem internacional da presidenta em seu segundo mandato. Com a viagem à Bolívia, Dilma não participa do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, representarão o Brasil.
Após a posse, Dilma e os demais presidentes participaram da cerimônia de cumprimentos a Morales no Palácio do Governo, mesmo local onde foi feita a fotografia oficial. O retorno da presidenta ao Brasil está programado para à tarde de hoje, com chegada prevista às 19h.