Como Felipão pode montar o Grêmio em 2015

Por Denílson Flores e Thales Barreto, do Conexão Grenal


O Grêmio começa a temporada de 2015 com mais perdas do que ganhos. A base de 2014 está ali, mas perdeu-se muita qualidade em nome da saúde financeira.
Marcelo Oliveira, Rafael Galhardo e Douglas foram os nomes apresentados para o ano que se inicia. Erazo, zagueiro, pode ser oficializado essa semana. O principal destaque dessa primeira semana de pré temporada é o meia Lincoln, de 16 anos.
Nesta última semana o técnico Felipão comandou o primeiro treino tático. Os titulares venceram facilmente o time reserva por 6 x 0 com gols de Douglas, Marcelo Moreno duas vezes, Barcos, Ramiro e Luan que entrou no lugar do atacante boliviano, o time estava formado no famoso 4-4-2 com: Marcelo Grohe; Matías, Gabriel Silva, Rhodolfo e Marcelo Hermes; Araújo, Ramiro, Lincoln e Douglas; Moreno e Barcos.

gremio_2015_1
Possível esquema tático para o time tricolor. Clique e amplie.

Penso que quando o treinador contar com todos os atletas em condições de jogo e quiser usar o mesmo esquema de jogo, talvez essa seja uma das possibilidades. Vale frisar que o volante Fellipe Bastos, que pode ser negociado essa semana, ainda está com a delegação em Gramado. Nessa disposição vemos o sistema 4-4-2 com dois volantes de origem, sendo que Fellipe Bastos é o volante que saí pelo lado esquerdo.
Projetando uma equipe um pouco mais ofensiva para o Campeonato Gaúcho e primeira fase da Copa do Brasil, Felipão pode tirar um dos volantes, caberá ao treinador escolher se deixará Wallace ou Fellipe Bastos. Podemos fazer projeção com o famoso Losango no meio-campo no sistema 4-4-2. Vemos a mecânica mais ofensiva, pois saiu um volante e entrou um meia-atacante de velocidade, no caso o jogador Luan.
Geromel, machucado, deve ser titular ao lado de Rhodolfo. Matias e Galhardo brigam pela lateral direita. Wallace, Fellipe Bastos e Ramiro devem ser os volantes, isso se Bastos permanecer. A possibilidade de Lincoln ser titular existe, mas não acredito que seja logo de imediato. Embora tenha funcionado no treino, é preciso ver em campo como Moreno e Barcos vão se portar no ataque.