Como Diego Aguirre pode montar o Inter para 2015

Por João Pedro Zettermann, do Conexão Grenal


O Internacional começa a temporada reforçado. As contratações de Léo, Nilton, Réver e Vitinho, aliadas ao fato de nenhum titular importante ter saído, tornam o elenco para 2015 muito mais forte que o da temporada passada. A nova diretoria, encabeçada por Vitorio Píffero, enxergou na defesa a principal carência do time, e reforçou justamente esse setor. Com mais opções, fica a expectativa que o colorado apresente um futebol melhor e mais consistente que o apresentado em 2014.
Em sua projeção inicial de time, o uruguaio Diego Aguirre, indica uma equipe com 3 volantes, com o chileno Aránguiz fora da posição que rende melhor e jogando mais adiantado, e laterais com liberdade para apoiar o ataque. A escalação de Willians e Nilton juntos ajuda a fortalecer o setor defensivo, mas mantém um dos problemas da temporada anterior: a falta de velocidade.
Já no amistoso contra o Juventude foi possível ver a dificuldade de penetração do time colorado, já que os meias Alex e D’Alessandro são armadores e não tem como característica a infiltração na área adversária. É provável que, após entrar em forma, Vitinho seja titular ao lado de Nilmar e corrija o problema.
Os jovens Eduardo Sasha, Alisson Farias, Taiberson e Valdívia também são opções. O Argentino Carlos Luque também tem esta característica, mas ainda é uma grande incógnita. Ao longo da pré-temporada o treinador colorado deve testar ao menos uma destas alternativas.
Tendo um mês de preparação até a estreia na Libertadores e um conhecimento melhor do elenco, é provável que Aguirre vá encaixando as peças certas para a montagem da equipe. Como o uruguaio já confirmou, a tendência é que a equipe tenha diversas formas de jogo, dependendo do adversário e do que a partida pedir. É provável que o trio Nilton, Willians  e Aránguiz seja repetido em partidas fora de casa na Copa Libertadores. Já para os jogos em casa e no campeonato gaúcho, Aguirre deve lançar uma equipe mais ofensiva a campo, com a saída de um dos volantes.
O time base para 2015 deve ser Alisson; Léo, Ernando, Réver e Fabrício; Nilton, Aránguiz, Willians (Alex) e D’Alessandro; Vitinho (Sasha) e Nilmar.