Cheia do Rio Uruguai deixa desalojados na Fronteira Oeste

O nível do Rio Uruguai chegou aos 12 metros nesta segunda-feira em São Borja. Desde ontem a elevação da água desabrigou em torno de 50 famílias na cidade. Segundo a Defesa Civil Municipal, 10 famílias foram encaminhadas ao Ginásio Municipal e o restante está na casa de familiares. A Prefeitura Municipal informou que está auxiliando as famílias desalojadas com alimentação e assistência social.
Esta é a primeira cheia do Rio Uruguai em 2015. No último sábado, 3, o nível do Rio chegou aos 10,35 metros e no domingo atingiu os 11,68 metros. Entretanto, como o tempo está bom, a tendência é que o nível do rio diminua a partir dessa hoje, conforme a Defesa Civil.
Cheia em Uruguaiana
A cheia do Uruguai também já atinge Uruguaiana, aonde o nível do rio está 7 metros acima do normal e há casas alagadas. Equipes da Prefeitura trabalham na remoção das famílias afetadas pela enchente. A Defesa Civil prevê que o rio deverá subir ainda mais nos próximos dias.
Retomada atividade na balsa de Porto Mauá
A travessia da Balsa entre Porto Mauá e Alba Posse, na Argentina voltou ao normal nesse domingo, 4, após o nível do Rio Uruguai baixar. Na quarta e quinta-feira da semana passada choveu 170 mm (98mm e 72mm respectivamente) na região, o que levou a elevação do rio acima do limite operacional da balsa que é de 9,7 metros.