Campanha orienta sobre uso do cinto de segurança em lotações

“Proteja sua vida com um click”. Esta mensagem compõe os folderes entregues pelos agentes de educação para o trânsito e do transporte da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre) aos usuários e condutores dos lotações, na campanha pelo uso do cinto de segurança. As atividades, iniciadas na manhã desta sexta-feira, 23, terão continuidade durante o ano, com a lembrança de que “vestir o cinto” pode evitar ferimentos ou, até mesmo, salvar vidas, no caso de acidentes graves. Ao todo, no ano passado, foram registrados 371 acidentes envolvendo lotações.
Daniel Denardi, assessor da Gerência de Fiscalização de Trânsito da EPTC, explica o objetivo da campanha: “Orientamos os usuários dos lotações sobre a necessidade do uso do cinto, como fator de proteção em caso de acidentes. O simples ato de colocar o cinto, aquele som do click, pode salvar uma pessoa no caso de um acidente”.
A partir de março, os motoristas de lotação que transportarem passageiros sem cinto de segurança serão multados, garante a EPTC. Caberá aos condutores orientarem os passageiros a usarem o cinto, o motorista que trafega sem cinto de segurança, já é multado. Todos os veículos devem conter cinto de segurança, denúncias podem ser recebidas pelos telefones 156 (PMPA) e 118 (EPTC)
Segundo o diretor da EPTC, Vanderlei Capellari, a cada dois dias, sete reclamações contra motoristas de lotações foram recebidas, no ano passado, pela EPTC. Segundo Cappelari, a maioria das denúncias são por excesso de velocidade. Em 2012, a média de reclamações era de 4,5 por dia.
A frota do sistema seletivo de lotações é de 437 veículos, com serviço em 29 linhas. Todos têm cinto de segurança nos bancos dos passageiros, além do espaço do condutor. O sistema transporta, em média, cerca de 60 mil pessoas diariamente. As ações, iniciadas nos terminais da Salgado Filho e Borges de Medeiros, contam com o apoio da ATL (Associação dos Transportadores de Lotações).
A EPTC ainda pretende implantar sistema de GPS em toda a frota de lotações, entretanto não há data para que isso ocorra. Atualmente, as linhas da Restinga e Belém Novo possuem o equipamento, que controla itinerário e velocidade.
Também está sendo avaliado a implantação de limitadores de velocidade em toda a frota, o mecanismo, que já está presente em 30% dos 437 veículos da frota, limita a velocidade do veículo em no máximo 60km/h. A EPTC ainda estuda a implantação destes limitadores, também, nos ônibus.