Rota turística Caminhos da Neve é instituída no Rio Grande do Sul para fortalecer o turismo

Imagem da entrada de Gramado. Foto: prefeitura de Gramado/Divulgação

A rota turística Caminhos da Neve foi instituída no Rio Grande do Sul. O governador José Ivo Sartori sancionou a lei, nesta terça-feira (24), em solenidade no Palácio Piratini. O Projeto-de-Lei 321/2015, de autoria do deputado Gabriel Souza, foi aprovado no dia 27 de março pela Assembleia Legislativa por unanimidade.

Contemplam a rota os municípios de Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Jaquirana, Bom Jesus e Nova Petrópolis. Entre os objetivos da iniciativa está a integração turística entre os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, já que o roteiro liga a Serra gaúcha, a Região das Hortênsias e os Campos de Cima da Serra com a Serra catarinense.

“Precisamos acreditar no potencial do nosso estado e valorizar o turismo. Precisamos olhar para o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda. Isso ajuda a fortalecer nossa história, cultura e gastronomia”, afirmou o governador.

Sartori destacou a participação do turismo na economia brasileira e gaúcha e ressaltou que, no Brasil, a atividade foi responsável por 8% do PIB no ano passado. “No Rio Grande do Sul, representa 3,4%, um percentual que precisamos melhorar. Por isso é importante que o poder público pense políticas para incentivar as regiões com potencial para atrair visitantes”, enfatizou.

O texto também ressalta a importância do desenvolvimento sustentável do potencial turístico regional, a implantação de mecanismos de educação ambiental aos empreendimentos turísticos e o incentivo à organização produtiva das comunidades locais relacionadas ao turismo, ao artesanato e à geração de novas fontes de emprego e renda.