Comportas do Cais Mauá são novamente fechadas

Comporta central sendo fechada na segunda-feira (12). Foto: Giuliano Thaddeu / PMPA
O DEP (Departamento de Esgotos Pluviais) decidiu fechar novamente três das 14 comportas do Cais Mauá devido à cheia do Lago Guaíba, em Porto Alegre. O volume do lago ultrapassou, nesta tarde, a marca de 2,80 metros em menos de uma semana. As das três comportas foram fechadas entre às 18h e 20h30.
Na segunda-feira (12), pela primeira vez, todas as comportas do Cais Mauá foram fechadas, na ocasião, o Lago Guaíba estava com 2,88m de profundidade. Entretanto, medição da SPH (Superintendência de Portos e Hidrovias), o lago chegou aos 2,94 metros.
O fechamento das comportas, segundo o diretor do Departamento, Tarso Boelter, visa evitar uma ação emergencial durante a madrugada. Os compartimentos estanques poderão ser reabertas, se não houver risco de alagamentos, a partir das 8h deste sábado.
Por causa do fechamento do Cais Mauá, seis viagens do catamarã Porto Alegre – Guaíba serão suspensas nesta sexta e até a reabertura prevista, neste sábado (17), outras quatro também não ocorrerão, conforme a Catsul.