Comportas são fechadas para prevenir enchente em Porto Alegre

A Prefeitura de Porto Alegre decidiu, na tarde deste domingo (11), realizar o fechamento emergencial de 12 das 14 comportas do Cais do Porto da Capital devido à cheia do Guaíba. A última vez que os equipamentos estanques foram fechados foi em 1972.
Na região da Ponte do Guaíba, o acesso da rua João Moreira Maciel (via lateral à FreeWay) sob a avenida da Legalidade e Voluntários da Pátria teve os trilhos da 13ª comporta asfaltados durante obras de recapeamento. Uma retroescavadeira do DEP (Departamento de Esgotos Pluviais) removeu a camada asfáltica para testar se o equipamento estanque fechará.

Leia mais: Pela primeira vez, todas as comportas do Cais Mauá são fechadas
>>>> Número de afetados pelas chuvas sobe para 44 mil, aponta Defesa Civil
>>>> Catamarã segue com viagens suspensas por tempo indeterminado

Conforme o vice-prefeito, Sebastião Melo, ainda não há decisão se a passagem será bloqueada, devido ao intenso tráfego de veículos no local. Uma retroescavadeira permanecerá de prontidão, caso seja necessário o fechamento da comporta.


Apenas a comporta da entrada principal do Cais do Porto permanecerá aberta. Equipes do órgão também fecharam o acesso da Cairú sob a Legalidade.
O DEP teve problemas nos testes de fechamento de duas comportas, mas conforme o chefe do departamento, os problemas já foram solucionados e todas as estruturas estão aptas para funcionamento.

Cheia histórica

A cheia histórica do Guaíba é a terceira maior já registrada na história de Porto Alegre. Durante a tarde, o nível do lago no Cais Mauá alcançou os 2,78 metros.
Na Zona Sul, água do Lago Guaíba entrou no CT (Centro de Treinamento) Parque Gigante do Internacional e nas regiões do Anfiteatro Pôr do Sol e Parque Marinha do Brasil. No Gasômetro, o Bar Flutuante, foi coberto pela água. Em Ipanema, a água está próxima de invadir o calcadão.