Prefeitura de Cachoeirinha confirma surto de meningite bacteriana

Cerca de 6 mil pessoas devem ser vacinadas contra a meningite no município

A Prefeitura de Cachoeirinha, localizada na região metropolitana de Porto Alegre, confirmou hoje (8) a ocorrência de um surto de meningite bacteriana no bairro Jardim Betânia. Duas crianças morreram em decorrência da doença.
Cerca de 6 mil pessoas devem ser vacinadas contra a meningite no município. Doses da vacina já foram liberadas pelo Ministério da Saúde e devem começar a ser aplicadas até sexta-feira (10).
Poderão ser vacinadas crianças a partir de um ano até 20 anos incompletos, já que são os grupos mais vulneráveis a doença. Os casos de meningite foram registrados na escola de Ensino Fundamental Alzira Silveira Araújo.
A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Os principais sinais e sintomas são febre alta, que começa abruptamente, dor de cabeça intensa e contínua, vômito, náuseas, rigidez de nuca e manchas vermelhas na pele. Em geral, a transmissão é de pessoa a pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta.