A CPI da covid e o que os estudantes podem tirar disso

Assim que a CPI da Pandemia foi ampliada para incluir governadores e prefeituras, algumas atividades curiosas aconteceram.

Estamos chegando perto das 500 mil mortes por covid-19 no Brasil e alguém precisa ser responsabilizado por isso. A essa altura está bastante claro que erros foram cometidos, a pergunta é: quantos e quem são os que devem responder por isso?

É muito fácil apontar o dedo na cara de Jair Bolsonaro e chamá-lo de assassino, mas isso não seria justiça. É necessária uma investigação para de fato encontrar os culpados e a CPI da pandemia vem para isso, ao menos, é para isso que ela deveria servir.

Este artigo não foi feito seguindo as orientações para a elaboração de um trabalho escolar, vamos apenas discorrer por alguns tópicos importantes.

Vamos cobrir:

  1. O histórico nada animador de CPIs no Brasil
  2. Um relator no mínimo suspeito
  3. Quem investiga muito não investiga nada
  4. O que estudantes podem tirar da situação
  5. E mais

O histórico nada animador de CPIs no Brasil

A CPI pode parecer um assunto sério e motivo de alegria para a população brasileira. Alguns corruptos já foram condenados por CPIs, como foi o caso da CPI do Mensalão, investigação que colocou alguns figurões atrás das grades. O problema é que se a CPI da pandemia não der em nada, não poderemos dizer que é a primeira vez que uma CPI falha em cumprir seu objetivo.

A CPI do Banestado é um bom exemplo de uma situação onde crimes foram investigados por parlamentares, mas ninguém foi preso.

Um relator no mínimo suspeito

Renan Calheiros foi o senador escolhido para ser o relator da CPI da Pandemia. Seria necessário um artigo inteiro, maior do que este, para descrever as controvérsias que este senador está envolvido. Seria semelhante ao processo de redação de uma tese.

Mas vamos nos reservar a mencionar que em 2016, o Procurador-Geral da República pediu a prisão de Renan Calheiros, de acordo com a PGR, Renan Calheiros e outras figuras conhecidas da política tentaram mudar uma decisão do Supremo Tribunal Federal a fim de beneficiar criminosos.

A decisão em questão envolvia restrições para delação premiada, prisão em segunda instância e mais.

Quem investiga muito não investiga nada

Investigados Responsabilidade
Presidente Brasil
Governadores Estados
Prefeitos Cidades

A CPI foi ampliada para investigar prefeitos e governadores. É óbvio que tanto os prefeitos e governadores devem ser investigados e responsabilizados se crimes forem constatados. O problema é que uma CPI como essa vai ser tão grande que é bem capaz de não gerar resultados.

O líder do Brasil errou e errou feio

Ter subestimado o impacto da covid-19 provavelmente foi o maior erro de Bolsonaro. É possível encontrar vídeos onde Bolsonaro afirma que a covid é o mesmo que uma gripezinha ou em que ele afirma que o número de mortes seria pequeno. Inclusive, muitos de seus apoiadores chegaram a apoiar essa linha de pensamento. O que vimos na verdade foi a maior crise sanitária dos últimos tempos. No Brasil, a chance de o número de mortes ultrapassar 500 mil é enorme.

Atividades no mínimo suspeitas em diversos municípios

Assim que a CPI da Pandemia foi ampliada para incluir governadores e prefeituras, algumas atividades curiosas aconteceram. Na Bahia, por exemplo, a fila para regulação dos leitos foi zerada em uma semana. Em Salvador, o prefeito Bruno Reis afirmava que a cidade vivia o pior momento da pandemia quando anunciou um novo lockdown, em um mês, o prefeito anunciou o retorno das atividades não essenciais, apesar de que anteriormente, lockdowns mais longos foram adotados.

O que os estudantes podem tirar da situação

Em uma era de Fake News, precisamos do máximo de pessoas competentes fazendo relatos da situação que o país está passando. Estudantes fazendo TCC de bacharelado, tese de mestrado e etc. tem uma grande oportunidade de ajudar o mundo a entender o que o Brasil está passando.

Com teses, monografias, estudos de casos, tudo criado em cima de fatos e dados precisos, é possível contar a verdadeira história da Covid no Brasil.

Considerações finais

Em abril de 2021, temos menos de 10% da população Brasileira vacinada. Não há motivos para esperar que essa crise vai ser superada antes mesmo de 2022. O que resta para a população brasileira é torcer para que a CPI da Pandemia cumpra seu objetivo e encontre os responsáveis pela maior crise sanitária que o Brasil já passou nos últimos anos e que esses responsáveis sejam devidamente punidos.